quinta-feira, 31 de março de 2011

Casa do Estudante da UnB será desocupada até 27 de abril

Terminou sem acordo negociação entre os estudantes e o Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) para desocupação da Casa do Estudante para reforma. A data limite para saída dos alunos é 27 de abril, mas os estudantes afirmam que não deixarão o espaço. Eles argumentam que pretendem manter "o mínimo de organização do movimento e convivência" e, para isso, pediram o aluguel de um bloco, localizado nas quadras 200 ou 400 da Asa Norte, para que todos permaneçam juntos. "Esse é o nosso plano B", disse Bruno Couto, estudante de Serviço Social.

Eduardo Raupp, decano de Assuntos Comunitários, explicou que não há disponível no mercado imobiliário um prédio vazio, pronto para ser alugado. "O mercado não oferece isso. Ao mesmo tempo, todos os imóveis da UnB estão alugados. Atualmente há uma fila de 260 pessoas aguardando um apartamento funcional. Na Colina, essa espera é de 530 pessoas", disse. A saída dos alunos depende de adesão à proposta da Administração de moradias fora do campus e pagamento de auxílio no valor de R$ 510.

A primeira alternativa proposta pelos estudantes é que os dois blocos da CEU sejam reformados um de cada vez. "Nosso plano é permanecer em um deles até o fim da reforma", disse Danilo dos Santos Aquino, estudante do 5º semestre de Artes Visuais. Na última reunião da administração com os estudantes, em 23 de março, Alberto de Faria, diretor do Centro de Planejamento Oscar Niemeyer (Ceplan), explicou que a permanência em um dos blocos não é possível. “Se formos fazer a reforma de um bloco de cada vez teremos mais gastos, pois será preciso fazer dois contratos e pagar duas vezes a taxa de lucro da empreiteira”, explicou, na ocasião.

A permanência dos alunos também prolongaria o prazo de conclusão para entrega dos novos blocos, previstos para junho de 2012. Na reunião desta quarta-feira, os alunos afirmaram que querem um laudo técnico assinado pela empreteira responsável pela obra. "Se após a licitacão a empresa selecionada deixar claro que não é possivel fazer dessa forma, tudo bem", disse Bruno. Rafael Moraes, assessor da Juventude, lembrou aos estudantes que a ideia de desocupar apenas um bloco foi apresentada aos estudantes no início das negociaçoes, mas foi negada. "Houve essa hipótese e ela não foi aceita", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário